Dislexia
Publicado por: Dislexia em 9/4/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
Descrição
A dislexia é fundamentalmente uma incapacidade específica de aprendizagem baseada na linguagem é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.

É um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto.
Está relacionado, diretamente, à reprovação escolar, sendo causa de 15 % das reprovações. Em nosso meio, entre alunos das séries iniciais (escolas regulares) têm sido identificados problemas em cerca de 8 %. Estima-se que a dislexia atinja 10 a 15 % da população mundial.

A dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela pode atingir igualmente pessoas das raças branca, negra ou amarela, ricas e pobres, famosas ou anônimas, pessoas inteligentes ou aquelas mais limitadas.
Sintomas
A dificuldade de ler, escrever e soletrar mostra-se por dificuldades diferentes em cada faixa etária e acadêmica. Os principais sinais dd edislexia são:

Pré-Escola, pré-alfabetização:
>Aquisição tardia da fala
>Pronunciação constantemente errada de algumas sílabas
>Crescimento lento do vocabulário
>Problemas em seguir rotinas
>Dificuldade em aprender cores, números e copiar seu próprio nome
>Falta de habilidade para tarefas motoras finas (abotoar, amarrar sapato, ...)
>Não conseguir narrar uma história conhecida em seqüência correta
>Não memorizar nomes ou símbolos
>Dificuldade em pegar uma bola
Início do ensino fundamental – Alfabetização: Dificuldades mais identificadas
>fala.
>aprender o alfabeto
>planejamento e execução motora de letras e números
>preensão do lápis
>motricidade fina e do esquema corporal.
>separar e seqüenciar sons (ex: p – a – t – o )
>habilidades auditivas - rimas
>discriminar fonemas de sons semelhantes: t /d; - g / j; - p / b.,
>diferenciação de letras com orientação espacial: d /b ;- d / p; - n /u; - m / u pequenas diferenças gráficas: e / a;- j / i;- n / m;- u /v
>orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
>orientação espacial (lateralidade difusa, confunde a direita e esquerda, embaixo, em cima) execução da letra cursiva

Ensino Fundamental :Dificuldades mais identificadas:
>atraso na aquisição das competências da leitura e escrita. Leitura silábica, decifratória. Nível de leitura abaixo do esperado para sua série e idade.
>soletração de palavras
>ler em voz alta diante da turma
>supressão de letras: cavalo /caalo;-. biblioteca/bioteca; - bolacha / boacha
>Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
>Repetição de sílabas: pássaro / passassaro; camada / camamada
>elaboração de textos escritos expressão através da escrita
>seqüências como: meses do ano, dias da semana, alfabeto, tabuada. Mapas

Ensino Médio:Dificuldades mais identificadas:
>Podem ter dificuldade em aprender outros idiomas.
>Permanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
>Dificuldade em planejar e fazer redações
>Dificuldade nas habilidades de memória
>Dificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
>Vocabulário empobrecido

Ensino Superior / Universitário: Dificuldades mais identificadas:
>Letra cursiva.
>Planejamento e organização.
>Horários (adiantam-se, chegam tarde ou esquecem)
>Falta do hábito de leitura
>Normalmente tem talentos espaciais (engenheiros, arquitetos, artistas).
Tratamento
Tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e a individualidade do paciente, o profissional pode utilizar a linha terapêutica que achar mais conveniente para o caso particular. Os resultados devem surgir de forma progressiva.
O melhor tratamento é a instrução direta, a qual incorpora aspectos multissensoriais. Este tipo de tratamento consiste no ensino da fonética através de várias indicações, em geral separadamente, e, quando possível, dentro de um programa de leitura.


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