Alergia alimentar infatil
Publicado por: Alergia alimentar infatil em 4/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

Alergia a alimentos é a intolerância alimentar da dieta, o que ocasiona vários tipos de problemas gastrintestinais. Alergia alimentar ocorre principalmente, mas não exclusivamente, em crianças (alergia alimentar infantil). Alergia alimentar é um tipo comum de alergia e é geralmente tratada com uma dieta de exclusão.

Quanto à intolerância alimentar refere-se a qualquer resposta anormal a um alimento ou aditivo, sem envolvimento de mecanismos imunes. As reações ocorridas na intolerância alimentar podem ser produzidas, por exemplo: por toxinas produzidas por bactérias, fungos, animais marinhos (ostras e atum); agentes farmacológicos como cafeína (café, chá, cacau), histamina (peixe, chocolate, queijos), teobromina (chocolate, chá), tiramina (queijo, abacate, laranja, banana, tomate); erros metabólicos por deficiências enzimáticas, dentre as quais estão as dissacaridases (lactase, sacarase-isomaltase, galactase); idiossincráticas a um alimento ou substâncias químicas no alimento, nos quais estão envolvidos os aditivos alimentares como conservantes e intensificadores de sabor, agentes corantes, como a tartrazina corante responsável pelo tom amarelado nos produtos, como gelatinas, balas, sucos em pó.

Essas reações são mais comuns em crianças pequenas, por isso é necessário uma vigilância na alimentação de seus filhos.

O ideal é só começar a oferecer alimentos lácteos a partir dos doze meses de vida. O ovo de galinha só deve ser oferecido depois dos dois anos.
SINTOMAS
- apresentam sintomas na pele e estômago
- fechamento da garganta
- falta de ar e/ou tonteira
TRATAMENTO
A dieta da exclusão por enquanto é a terapia comprovada para problemas desse tipo (apenas com recomendação médica) observar os rótulos dos alimentos também é fundamental para que a criança não faça uso de elementos causadores de males para o organismo. A probabilidade do desaparecimento dos sintomas parece depender da aceitação da dieta de exclusão e do alimento específico que provoca os sintomas.

É recomendável que crianças alérgicas sejam submetidas ao desafio alimentar a cada 1 ou 2 anos. Crianças com alergia múltipla devem ser encaminhadas para um profissional Nutricionista para que a dieta de eliminação da criança seja nutricional mente adequada.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos