Convulsões Febris
Publicado por: Convulsões Febris em 4/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?
As convulsões febris (CF), é o distúrbio convulsivo mais comum em crianças com menos de 5 anos de idade, acometendo cerca de 2 a 5% desta população. As Convulsões febris resultam de um aumento da excitabilidade cerebral induzida pela febre. Não há relação entre intensidade de febre e convulsão. Mesmo febres baixas podem ocasionar crises convulsivas, na criança que já é predisposta. Existem dois grandes riscos para crianças que apresentaram uma convulsão febril: a ocorrência de novos episódios convulsivos febris e a possibilidade de evoluir para episódios convulsivos não-febris (incluindo epilepsia).
SINTOMAS
A convulsão febril ocorre entre seis meses e seis anos de idade.são mais raras as convulsões febris em crianças com mais de seis anos.Crises convulsivas em crianças com menos de dois meses pode ser manifestação de doença do sistema nervoso grave.

A forma simples é definida como um quadro convulsivo de resolução rápida (< 15 minutos), ocorrendo apenas uma vez durante um intervalo de 24 horas, em uma criança febril sem infecção intracraniana ou distúrbio metabólico grave.

As CF complexas possuem duração superior a 15 minutos, podem ser focais e recorrer durante um período de 24 horas. Em alguns casos, os pacientes já apresentam lesões neurológicas e/ou alterações do sistema nervoso central ou antecedente de convulsões não-febris.
TRATAMENTO

Acomode a criança deitado com a barriga para baixo para drenar a saliva. Se ele vomitar, limpe sua boca. Se a respiração ficar ruidosa, puxe o queixo para baixo. Não empurre nada na boca de seu filho.

Normalmente os ataque febris ocorrem durante o primeiro dia de uma doença. Procure controlar a febre administrando paracetamol, dipirona ou outro antitérmico (exceto aspirina), assim que aparecer o primeiro sinal de febre. Continue dando o medicamento durante as primeiras 48 horas da doença. À noite, durante o sono, certifique-se que a febre não voltou.

-use cobertores leves
-não cubra a criança com mais de um cobertor
-Faça com que a criança tome bastante líquidos, assim que estiver mais acordado.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos