Dermatite das fraldas
Publicado por: Dermatite das fraldas em 4/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?
É a irritação na pele causada pelo contato com a urina e fezes retidas pelas fraldas e plásticos. Pode surgir infecção secundária causada por cândida ou bactérias. É possível que algumas bactérias tenham uma ação sobre a urina, decompondo a uréia e aumentando a ação irritativa. Desenvolve-se, pelo contato prolongado com a urina e as fezes do bebê, ou pacientes adultos com incontinência urinária e fecal.
SINTOMAS
- uma vermelhidão de pele
- descamação
- aspecto brilhante e eventualmente, com pontinhos elevados (pápulas).
TRATAMENTO
É baseado na higiene da área da fralda. Friccionar a pele no momento da limpeza e o uso de lenços umedecidos deve ser evitado para não alterar a composição normal da pele, levando ao início das assaduras. As trocas das fraldas devem ser freqüentes. Em caso de fraldas de pano, o sabão em pó e amaciantes devem ser evitados na lavagem, é preferível o sabão neutro (glicerina ou coco).

Deixar o bebê o máximo possível de tempo sem fralda e expor a região afetada ao sol também são indicados. No caso de processo inflamatório intenso, pode ser usado corticóide tópico, e em caso de infecção por cândida, utiliza-se um antimicótico tópico. O uso da pomada é importante pois simula a função natural da pele ao formar uma barreira protetora contra agentes irritantes e microorganismos.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos