Obstipação Intestinal
Publicado por: Obstipação Intestinal em 5/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

A obstipação é uma alteração dos hábitos intestinais e que poucos gostam de referir. Dá sofrimento à pessoa afecta e causa desconforto.
Existem várias causas para a obstipação. A obstipação pode surgir quando os músculos do final do intestino grosso estão tensos e impedem as fezes de passar normalmente. As fezes tornam-se mais rijas e secas quanto mais tempo aí permanecerem, tornando-se ainda mais difícil de saírem.

A ingestão inadequada de líquidos pode igualmente causar obstipação. Se os bebés receberem as quantidades adequadas de leite materno ou leite para lactentes, a obstipação é rara. A falta de fibras na dieta origina frequentemente obstipação nos bebés mais velhinhos ou nas crianças. As fibras, que se encontram nas frutas, vegetais e cereais integrais, não são digeríveis e tornam as fezes de maiores dimensões, mais macias e mais fáceis de serem excretadas.
SINTOMAS
É comum os bebês começarem a sofrer com prisão de ventre quando começam a comer outros alimentos. Os sintomas são:

-Irritabilidade, dor de barriga e desconforto gástrico

-Abdome duro, estufado ao toque, com gases

-Dor de barriga que melhora depois de fazer cocô

-Traços de sangue nas fezes, normalmente devido a fissuras na pele do ânus, provocada pela passagem do cocô ressecado

-Cocô duro, em bolinhas pequenas

-Em alguns casos, um cocô quase líquido, frequente e em pequena quantidade, pode indicar prisão de ventre (porque só ele consegue passar pelas fezes ressecadas no intestino

TRATAMENTO

Pode ser que o pediatra receite algum tipo de laxante natural, ou ainda um supositório, de glicerina ou com medicamento.

O supositório deve ser guardado para situações de emergência, assim como o estímulo do ânus, para que o bebê não fique acostumado a só fazer cocô com ajuda externa.
Veja algumas dicas.
- Faça exercícios no bebê. Para bebês pequenos, faça o movimento de bicicleta nas perninhas. Se o bebê já engatinha, coloque-o no chão por bastante tempo por dia.

- Massageie a barriga do bebê. Pressione com firmeza três dedos abaixo do umbigo, por cerca de três minutos.

- Para bebês que tomam fórmula em pó, pergunte ao médico se não pode trocar de tipo ou marca.

- Se seu filho come cereal de arroz, experimente trocar por outro tipo de cereal, como o de aveia. Ou só dê cereal misturado com frutas que soltam o intestino, como o mamão papaia. Papinha pronta de ameixa preta costuma ajudar.

- Use uma das estratégias favoritas das mães: deixar uma ameixa preta de molho num copo d'água durante a noite e depois dar a água ao bebê, ou ainda bater a ameixa junto com suco. Lembre-se de que bebê de menos de 1 ano não devem comer mel.

- Aumente a quantidade de líquido que o bebê toma. E prefira frutas e verduras que soltam o intestino, reduzindo a quantidade de banana e maçã, por exemplo.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos