Onfalite (Umbigo Infectado)
Publicado por: Onfalite (Umbigo Infectado) em 5/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

A Onfalite consiste em infecção da cicatriz umbilical. É um distúrbio predominantemente de neonatos e, tipicamente, manifesta-se como uma celulite superficial que progride para fasciite necrotizante, mionecrose ou doença sistêmica. Apesar “de rara em países industrializados, a onfalite ainda é uma causa comum de morte em regiões menos desenvolvidas”.

O umbigo é muito resistente e útil. O cordão úmbricas tem (normalmente) duas artérias e uma veia envolvidas por uma geleia. Após o nascimento as artérias colapsam, a veia trombose e os três vasos vão involuindo até ficarem transformados em cordões fibrosos relativamente inúteis. Após o nascimento a cicatrização ou queda do umbigo ocorre em 7a10 dias. Durante este período o único cuidado a ter é deixar o cordão de fora da fralda. O contacto com côco e xixi pode infectar o coto. A infecção pode ter muitas causas, de entre elas a possibilidade de um descuido na higiene do umbigo e na sua desinfecção. Fralda suja demasiado tempo, não ter desinfetado o coto pelo menos duas vezes por dia, fralda demasiado apertada sobre coto sem proteção.

O índice de mortalidade em bebês com onfalite, incluindo aqueles que desenvolvem complicações, varia de 7% a 15%. A mortalidade é significativamente maior (38-87%) nos pacientes com fasciite necrotizante ou mionecrose.

Os principais fatores de risco para um mau prognóstico parecem ser sexo masculino, prematuridade ou bebês pequenos para a idade gestacional, e parto séptico. Contudo, os dados neste sentido ainda são limitados e não permitem determinar exatamente o papel de cada um destes fatores nos índices de mortalidade.
SINTOMAS
- secreção umbilical purulenta e/ou com odor fétido
- eritema periumbilical
- edema
- hiperestesia locais
TRATAMENTO
Para limpar o coto, deve utilizar uma gaze limpa e humedecida com o produto recomendado pelo pediatra, normalmente álcool a 70ºC. A higiene deve ser realizada delicadamente abrangendo o coto e a região circundante.

Depois da queda do coto, a mãe deverá limpar e secar diariamente a zona umbilical até que a cicatrização esteja concluída.

O tratamento da onfalite inclui antibioticoterapia parenteral de amplo espectro e medidas de suporte. Nos casos refratários, indica-se abordagem cirúrgica.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos