Parotidite (Papeira)
Publicado por: Parotidite (Papeira) em 5/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?


A parotidite (papeira) é uma infecção viral contagiosa que provoca uma dilatação dolorosa das glândulas salivares. A infecção pode afectar também outros órgãos, sobretudo nos adultos. Papeira é uma doença típica da infância embora possa atingir indivíduos adultos que não estejam vacinados e que não tiveram anteriormente a doença.

É provocada por um paramixovírus, parente do vírus do sarampo. Transmite-se ao respirar microgotas que contêm o vírus e que transmite-se no ar, procedente dos espirros e da tosse, ou então pelo contacto directo com objectos contaminados por saliva infectada. É muito contagiosa, começando um a dois dias antes das glândulas começarem a inchar até cinco dias depois. A criança precisa de se manter isolada. Por conseguinte, afaste a criança de outras pessoas, sobretudo de bebés e crianças jovens, até o contágio ter dissipado.
SINTOMAS
Uma em cada cinco crianças com papeira não apresenta sintomas. Uma em cada três crianças também não apresenta inchaço. Eis alguns sintomas aos quais deve estar atento:

- inchaço de uma ou mais glândulas salivares na boca

- inchaço de uma ou ambas as glândulas parótidas situadas à frente do ouvido e ângulo do maxilar

- tosse ou nariz a pingar

- dor de cabeça

- mal-estar e febre baixa

- infecção pulmonar sem inchaço.
TRATAMENTO
A vacina contra a parotidite é administrada de forma sistemática na infância. Em geral, injeta num músculo juntamente com as do sarampo e da rubéola (VASPR).
Uma vez que a infecção tenha começado, esta tem de seguir o seu curso. Como talvez seja doloroso mastigar, pode ser necessário comer alimentos moles. Os alimentos e os líquidos ácidos, como os sumos de limão e de laranja, fazem com que a glândula salivar produza mais saliva, o que pode provocar dor. Para aliviar a dor de cabeça e o mal-estar podem ser usados analgésicos como paracetamol e ibuprofeno. Em crianças ou adolescentes não se usa aspirina porque pode aumentar o risco de síndroma de Reye.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos