Raquitismo
Publicado por: Raquitismo em 5/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

Raquitismo é um distúrbio causado pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato. Ele causa o amolecimento e o enfraquecimento dos ossos,atinge toda a parte do tecido ósseo e que ocorre quando a criança está desenvolvendo o seu crescimento.

Geralmente acontece quando a criança tem uma ingestão falha dessa vitamina ou ela é insuficiente para que os ossos se desenvolvam. Pode acontecer também da vitamina D não ser absorvida pelo corpo, já que ela depende da exposição à luz do sol para acontecer de maneira correta.

Outros fatores que podem causar o raquitismo são os fatores genéticos hormonais, nutricionais e culturais que podem causar a falta da vitamina D. Pode acontecer da mãe ter a falta dessa mesma vitamina durante a gravidez, o que fará com que o feto se desenvolva com a deficiência da mesma.O raquitismo geralmente aparece entre os seis meses e o terceiro ano de vida da criança. Quando o bebê começa a andar é que os problemas se acentuam e ficam mais visíveis, já que o raquitismo causa alterações nas pernas e na coluna vertebral da criança; são comuns as crianças com raquitismo apresentarem baixa estatura.
SINTOMAS

O raquitismo é mais comum em crianças que nascem prematuras e os principais sintomas são:

- irritabilidade
-insônia
- sudorese principalmente na parte da cabeça durante a amamentação
- deformidades ósseas
- fraturas
- fraqueza nos músculos
- dores nos ossos
- baixa estatura que causa retardo no desenvolvimento
-anormalidade nos dentes
-distúrbios respiratórios e insuficiência cardíaca.
TRATAMENTO
O tratamento do raquitismo, bem como sua prevenção, deve incluir exposição à luz solar e o consumo de alimentos abundantes em vitamina D, cálcio e fosfato, tais como óleo de fígado de bacalhau e óleo de fígado de linguado. A dose apropriada desta vitamina também pode ser obtida através dos suplementos alimentares.

A melhor escolha é a vitamina D3, mais rapidamente consumida pelo organismo que a D2. A American Academy of Pediatrics, instituição dos EUA, prescreve estes suplementos inclusive para bebês com 2 meses de idade, que ingerem tão somente o leite da mãe, até que eles entrem no estágio de alimentação que inclui um mínimo de 500 gramas de leite com adição de vitamina D por dia.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos