Nefrose Lipóide
Publicado por: Nefrose Lipóide em 5/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

É a causa mais comum de síndrome nefrótica em crianças, menos comum em adultos, caracterizando-se por destruição difusa dos pedicelos de células epiteliais nos glomérulos que parecem praticamente normais à microscopia óptica. Ocorre nos pacientes que têm uma proteinúria (proteína na urina) maciça. A proteinúria ocorre sempre em conseqüência de alterações do filtro glomerular renal, por inúmeras causas.

A síndrome nefrótica (SN) é uma entidade clínica caracterizada fundamentalmente por proteinúria maciça (= 50 mg/kg/dia ou 40 mg/m2/hora) e hipoalbuminemia (= 2,5 g%). De acordo com o International Study of Kidney Disease in Children (ISKDC, 1978), o quadro completo inclui ainda edema, hiperlipidemia e lipidúria.

Na infância, 90% dos casos correspondem à SN primária ou idiopática, não sendo, portanto, associada a nenhuma doença sistêmica, hereditária, metabólica, infecciosa ou uso de drogas ou medicamentos.

Quanto à influência racial, apesar de não comprovado, é consenso geral ser encontrada mais frequentemente nas raças branca e amarela.

A glomerulonefrite por lesões histológicas mínimas (LHM) é a causa mais comum da SN primária em crianças, correspondendo a aproximadamente 80% dos casos e tem início entre os 2 e 7 anos de idade, sendo que 2/3 dos casos ocorrem antes dos 5 anos e o pico de incidência é aos 3 anos de idade.

Em algumas crianças, a SN manifesta-se nos primeiros meses de vida. Neste grupo etário, ocorre maior prevalência de SN congênita. Em adultos, responde por aproximadamente 25% das nefropatias primárias que curs
SINTOMAS
Embora sua presença não seja essencial para o diagnóstico, o edema é a principal manifestação clínica da SN. Nos casos de LHM, este geralmente é intenso, mole, frio, depressível e sujeito à ação da gravidade. Normalmente inicia-se na face, de instalação gradual ou rápida, estendendo-se de maneira insidiosa para todo o corpo, com grande tendência a invadir serosas, levando à anasarca. Com a piora do edema, pode ocorrer formação de ascite, edema escrotal e/ou peniano, edema labial e derrame pleura,pode ocorre também:

-urina espumosa
-sinais de desnutrição: cabelos finos, quebradiços e descorados, redução de massas musculares e unhas frágeis com estrias esbranquiçadas horizontais
- pele é seca e friável e a pressão artéria
TRATAMENTO
As drogas empregadas no tratamento da SN são imunossupressoras, sendo importante realizar investigação de possíveis infecções prévias e tratá-las, checar o calendário vacinal da criança e descartar parasitoses intestinais antes de iniciar o tratamento específico.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos