Parotidite
Publicado por: Parotidite em 18/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?
A parotidite (caxumba) é uma infecção viral contagiosa que causa um aumento doloroso das glândulas salivares. A infecção também pode afetar outros órgãos, sobretudo em adultos.

É doença altamente contagiante, de transmissão preferentemente respiratória,. Os vírus se propagam por contato direto, gotículas aéreas (espirro ou tosse), objetos contaminados por saliva e provavelmente urina. O homem é o único hospedeiro natural.

O vírus atravessa a placenta, não há relatos de malformação pelo vírus, mas é causa de abortamento espontâneo no primeiro trimestre da gravidez. O período de incubação (do contato até os primeiros sintomas) varia de 2 a 3 semanas.

A parotidite é menos contagiosa que o sarampo ou a varicela. Em áreas superpopulosas, a parotidite ocorre durante todo o ano, porém é mais freqüente no final do inverno e no início da primavera. Podem ocorrer epidemias quando pessoas propensas vivem juntas em condições de aglomeração. Embora a doença possa ocorrer em qualquer idade, a maioria dos casos ocorrem em crianças com 5 a 15 anos de idade. A sua ocorrência em crianças com menos de 2 anos é incomum.
SINTOMAS
A principal característica é o aumento não supurativo de uma ou ambas as glândulas parótidas, mas outras glândulas salivares e outros órgãos também podem ser acometidos.Outros sintomas são:

- Dor na glândula inchada com tato ou pressão
- Dor durante a mastigação ou à deglutição
- Febre superior a 37,8ºC
-Calafrios
- Cefaléia
- Inapetência
- Mal-estar generalizado
-Inchação da glândula parótida em frente a orelha e que atravessa o canto da mandíbula.
TRATAMENTO

Após o início da infecção, ela tem que seguir sua evolução. Como a pessoa pode apresentar dor ao mastigar, pode ser necessário o consumo de alimentos moles. Os alimentos e líquidos ácidos (p.ex., sucos de frutas cítricas) fazem com que a glândula salivar secrete saliva, o que pode ser doloroso. Para a cefaléia e para o mal-estar, podem ser usados analgésicos (p.ex., acetaminofeno e ibuprofeno). A aspirina não é administrada a crianças ou adolescentes porque ela pode aumentar o risco de síndrome de Reye.

Os meninos ou homens com orquite devem fazer repouso ao leito. O escroto pode ser sustentado por uma fita adesiva protegida com algodão, formando um tipo de ponte entre as coxas. Pode ser feita aplicação de bolsa de gelo para diminuir a dor.

A vacinação contra a parotidite é rotina na infância. A vacina contra a parotidite é geralmente administrada pela via intramuscular combinada com as vacinas contra o sarampo e contra a rubéola.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos