Distúrbios da Hipófise
Publicado por: Distúrbios da Hipófise em 18/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

A hipófise (pituitária), uma glândula do tamanho de uma ervilha, está localizada na base do cérebro e produz uma série de hormônios. Vários desses hormônios (p.ex., corticotropina, hormônio estimulante da tireóide, hormônio folículo-estimulante e hormônio luteinizante) controlam a função de outras glândulas endócrinas e as estimulam a produzir outros hormônios. O hormônio do crescimento, outro hormônio hipofisário, garante o crescimento durante a infância.

A função hipofisária inadequada é denominada hipopituitarismo. Nas crianças, o hipopituitarismo pode ser causado por um tumor não canceroso da hipófise (craniofaringioma), por uma lesão ou por uma infecção ou pode não ter uma causa identificável (hipopituitarismo idiopático). Raramente, o hipopituitarismo (e o diabetes insipidus) ocorre como parte da doença de Hand-Schüller-Christian, a qual afeta pequenas áreas dos ossos e dos pulmões, além da função da hipófise. Quando a hipófise funciona mal antes da puberdade, o crescimento é retardado, não há desenvolvimento das características sexuais e a tireóide e as adrenais funcionam inadequadamente.

Após a puberdade, a disfunção hipofisária pode causar redução do impulso sexual, impotência e atrofia dos testículos. Também pode ocorrer a deficiência de hormônio do crescimento. No nanismo hipofisário, a hipófise produz quantidades inadequadas de hormônio do crescimento, acarretando um crescimento anormalmente lento e uma baixa estatura com proporções normais. Entretanto, as maiorias das crianças com baixa estatura apresentam uma função hipofisária normal e são baixas porque o estirão de crescimento foi tardio ou porque os pais são relativamente baixos.
SINTOMAS

Os sintomas do funcionamento inadequado da hipófise variam de acordo com a deficiência hormonal. Por exemplo, o crescimento pode ser comprometido e o desenvolvimento mental pode ser inadequado em crianças que não possuem o hormônio estimulante da tireóide. Os sintomas associados aos adenomas hipofisários são neurológicos e hormonais:

-Os sintomas neurológicos mais comuns são :a dor de cabeça e a diminuição da acuidade visual. A dor de cabeça costuma ser na região frontal e lateral, do tipo constante, sem fatores determinantes e usualmente alivia com analgésicos comuns

-Os sintomas hormonais são decorrentes da diminuição ou do excesso de produção dos hormônios hipofisários. A diminuição da produção provoca um conjunto de sintomas conhecidos como Hipopituitarismo, descrito em item específico desse site.
TRATAMENTO
As crianças com deficiência de um determinado hormônio hipofisário podem ser submetidas a uma terapia de reposição hormonal com um hormônio sintético idêntico. Por exemplo, as crianças com baixa estatura por causa de uma deficiência do hormônio do crescimento podem ser tratadas com o hormônio do crescimento sintético. Essas crianças podem crescer 5 a 15 centímetros no primeiro ano de tratamento. O crescimento subseqüente é mais lento.

A reposição do hormônio do crescimento não é adequada para as crianças baixas que possuem concentração normal do hormônio do crescimento. Novos tratamentos que estimulam a produção natural do hormônio do crescimento pelo organismo encontram-se em estudo.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos