Moléstia Reumática
Publicado por: Moléstia Reumática em 18/6/2012
Categoria: Problemas de Saúde na Infância
O QUE É?

A moléstia reumática (febre reumática) é caracterizada pela artrite (inflamação das articulações) e pela cardite (inflamação do coração) decorrentes de uma infecção estreptocócica, geralmente da garganta.

Embora a MR possa ocorrer após uma infecção estreptocócica, sempre localizada na garganta ela não é considerada uma doença infecciosa. Trata-se de uma reação inflamatória e imunológica a uma infecção bacteriana, afetando muitas partes do corpo, como as articulações, coração, pele e o sistema nervoso central. A doença pode ocorrer em um único surto ou ser recorrente.

Em geral, acomete crianças a partir dos 3 anos de idade sendo mais comum na faixa dos 7 aos 14 anos. As crianças pobres estão mais expostas à infecção pelo estreptococo e, logo, tem mais chances de desenvolver a doença. As meninas parecem apresentar uma predisposição um pouco maior que os meninos para a Febre Reumática.
SINTOMAS

Os sintomas de moléstia reumática variam bastante, dependendo de quais partes do corpo tornam-se inflamadas.

-artrite (inflamação articular)
- febre
- dores articulares
- dor torácica ou palpitações causadas pela cardite (inflamação do coração)
- coréia de Sydenham (movimentos espasmódicos incontroláveis)
- eritema marginado (um tipo de erupção cutânea) e pequenos nódulos subcutâneos.
TRATAMENTO

O tratamento da moléstia reumática tem três objetivos: curar a infecção estreptocócica e impedir o seu retorno; reduzir a inflamação, sobretudo das articulações e do coração; e limitar a atividade física que pode agravar a condição das estruturas inflamadas

Uma criança com moléstia reumática é medicada com uma injeção de penicilina para eliminar qualquer infecção remanescente. A aspirina ou outros antiinflamatórios não esteróides (AINEs) são administrados em doses elevadas para reduzir a inflamação e a dor, sobretudo quando a inflamação afeta articulações.

A melhor maneira de se prevenir a moléstia reumática são a boa nutrição e a antibioticoterapia imediata para combater qualquer infecção supostamente estreptocócica.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos