Prolapso Retal
Publicado por: Prolapso Retal em 5/7/2012
Categoria: Distúrbios dos Ossos, das Articulações e dos Músculos
O QUE É?

Prolapso de reto é a exteriorização do reto através do ânus.
Por razões diferentes, na criança e no adulto, o reto se projeta para o exterior, através do ânus.

Na criança, a parede (mucosa) do reto, que ainda é frouxa e com pouca fixação aos tecidos mais profundos da própria parede, o prolapso acontece, freqüentemente, associado a quadros de diarréia. Devido à múltiplas evacuações, com discreta ou intensa desidratação, a parede do reto prolaba (exterioriza). Nesta situação, estando os pais orientados, em geral por experiência anterior, poderão realizar a colocação do reto para dentro, com manobras que já aprenderam. Caso as desconheçam, devem evitar que um leigo atue, procurando um serviço médico para este fim (unidade sanitária, ambulatório ou hospital).

Este prolapso, em crianças, representa, com freqüência, uma complicação da diarréia; terá, então, sua resolução a partir da cura da doença que o originou. Com o crescimento da criança, a mucosa do reto se fixa no seu habitat natural, desaparecendo a probabilidade de sua exteriorização.

No adulto, esta situação se apresenta de outra forma: não é, geralmente, uma exteriorização só da mucosa mas de toda a espessura da parede retal; é então chamada de Prolapso Total ou de Procidência do Reto.
SINTOMAS

Os sintomas do prolapso retal podem se manifestar em crianças pequenas, antes dos 3 anos de idade, embora ocorra com mais frequência em mulheres a partir dos 60 anos e em indivíduos com histórico prolongado de prisão de ventre. Os principais sintomas do prolapso do reto são:

-Dificuldade para defecar

-Sensação de evacuação incompleta

-Cólicas abdominais

-Alterações nos hábitos intestinais

-Diarréia

-Massa na região Anal

-Sangramento no ânus

-Sensação de pressão e peso no reto

-Desconforto e sensação de ardor no ânus

-O reto pode ser observado para fora do corpo
TRATAMENTO
Pode, igualmente, ser tentada a redução do prolapso (procidência) como uma emergência, mas deverá sempre ser procurada uma terapêutica mais definitiva, através de cirurgia, com reforço da musculatura do assoalho, utilizando os próprios músculos da bacia, ou, através do uso de próteses tipo telas.


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos