Hidratação em exercício: Qual importância e como deve ser feita?
Publicado por: Alan Bastos em 20/5/2011
Categoria: Personal Trainers
 
Hidratar-se da forma certa em exercícios de longa duração pode evitar complicações graves (como hipertermia e hiponatremia, que acontecem por desidratação ou hiperhidratação). Além de manter o bom desempenho nos treinos e competições.

O corpo humano está o tempo todo fazendo ajustes para manter a sua temperatura, igual a um termostato. Suar durante o exercício de longa duração serve para ajudar a resfriar o corpo que está produzindo muito calor. Mas isso faz com que haja perda de líquidos. Como saber O QUE beber nos treinos e competições? Em QUE MOMENTO? E em QUAL QUANTIDADE?
Para manter o bom desempenho é necessário beber líquidos que contenham CARBOIDRATOS e SAIS (principalmente sódio e cloreto). Mas por quê?
Os sais são liberados no suor, junto com a água, e por isso também devem ser repostos. Caso contrário as concentrações de sais ficam muito baixas, e o atleta pode entrar em estado de hiperhidratação, que pode até ser fatal. Por isso não se deve seguir recomendações fixas de ingestão de líquidos, como por exemplo: "todo mundo deve beber 5 litros d'água em competição".
Além disso, a perda de sais pelo suor aumenta a quantidade e a força das câimbras. Por isso, a ingestão de sal pode reduzir incrivelmente as câimbras! (mas cuidado com a hipertensão!)
O carboidrato também deve ser incluído na bebida para manter o bom desempenho. Isso porque é o principal combustível para o exercício. Em caso de desidratação, o atleta sofre redução de desempenho físico e mental, prejudicando os resultados dos treinos e competições. Mas como saber se o atleta está desidratado?
Quando há redução do peso após o exercício, maior que 2%, ele está desidratado. Por exemplo: se após um treino uma pessoa de 70kg perde 1,4kg, ela já está desidratada. Siga as recomendações abaixo para evitar complicações graves e manter o bom desempenho nos treinos e competições:
•Pese-se antes e depois do exercício. A perda não deve ser maior que 1% a 2% do seu peso.
•Se perder mais que 2%, significa que você não bebeu líquidos o suficiente para aquele tempo de exercício e aquela temperatura. Beba mais da próxima vez. Siga sua sede, provavelmente você vai acertar!
•A não ser que comece o exercício já desidratado (urinando em pouca quantidade e com urina escura), você não deve ganhar peso após o exercício (para não ficar hiperhidratado)
Agora, procure um bom nutricionista para saber o que beber, quando e em que quantidade para manter o nível dos treinos, os bons resultados na competição e o corpo saudável


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos