Exercícios físicos na terceira idade: Promoção da saúde e qualidade de vida
Publicado por: Alan Roger Freire em 21/1/2013
Categoria: Personal Trainers
 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como “terceira idade” o indivíduo que atinge os 65 anos. A terceira idade pode ser dividida em duas classes: Senescência (é o envelhecer ligado a “saúde”) e Senilidade (é o envelhecer ligado a “doença”).

O processo de envelhecimento, seja ele senescente ou senil, causa alterações no funcionamento do organismo. Estas alterações envolvem lentificações progressivas em nossos sentidos que são extremamente importantes em tarefas realizadas no dia-a-dia, afetando a interação do indivíduo com seu mundo “interno” e consequentemente com seu mundo “externo”. Tais alterações envolvem os “sentidos” da visão, audição, tato, olfato, paladar, a condição física e mental.

A forma encontrada para minimizarmos os efeitos do envelhecimento está na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida.

As pesquisas científicas têm mostrado que os exercícios físicos aliados a uma boa alimentação, ao sono adequado, a interação social e ao controle do stress, tem maiores chances de retardar as perdas nos “sentidos”, na condição física e mental do indivíduo.
Antes da prática dos exercícios físicos deve-se procurar um médico para que seja avaliado seu estado de saúde física e mental, posteriormente deve-se procurar um profissional habilitado e com registro no Conselho Regional de Educação Física (CREF), preferencialmente que seja especialista em idosos, para iniciar a prática dos exercícios realmente necessários a sua evolução física e mental.

Nós da MVF (Motricidade Voluntária Funcional), metodologia criada por Marcus Vinícius Gomes, utilizamos o Treinamento Funcional inserindo as capacidades informacionais e coordenativas como base para dar suporte na melhoria da aptidão física do aluno. Através de avaliação física e avaliação funcional elaboramos os treinos com base nas principais necessidades do indivíduo, onde o resultado estético e adquirido como conseqüência.
Acreditamos no “treinamento dos movimentos” como um elemento de transformação do indivíduo, fornecendo a ele o real conhecimento sobre si e o ambiente em que ele se relaciona.

ALAN ROGER FREIRE É PROFESSOR D EDUCAÇÃO FÍSICA CONVIADADO.
(CREF: 012600-6-RJ)


Sobre o Autor

Enviar Comentários

Para enviar comentários, é necessário estar logado.

   


Comentários (4)

Matheus, a avaliação médica deve ser feita para liberar a pessoa para a prática de exercícios físicos (segundo a lei Estadual 4978/2007). A indicação para avaliação médica específica deverá ser feita pelo Professor ou Avaliador Físico através de questionário. Alguns chekups servem também. Um abraço. Prof. Alan Roger.
Nome: ALAN ROGER FREIRE
Data: 9/8/2011
Marisinha, agradeço pelas palavras. E, caso queira conhecer a Metodologia é só entrar no site: www.mvfuncional.com Um abraço. Prof.Alan Roger
Nome: ALAN ROGER FREIRE
Data: 9/8/2011
Pra começar a fazer atividades físicas regulares numa academia ou com um profissional de educação física é necessário que a pessoa faça uma avaliação médica específica? E se já tiver feito os checkups normais, não serve?
Nome: matheuscastro
Data: 2/8/2011
Alan, queria te dar os parabéns, sua matéria foi muito esclarecedora. Envelhecer é uma coisa, ficar senil é outra. O exercício físico, desde que com acompanhamento, é a melhor forma de manter o corpo e a cabeça sempre jovens, além de aumentar muitíssimo a qualidade de vida das pessoas. Não conheço essa metodologia, mas já li algumas matérias sobre treinamento funcional e realmente é muito bacana. Parabéns pelo trabalho.
Nome: marisa
Data: 2/8/2011

Artigos Destacados
Últimas Notícias
 
Destaque Profissional
 
 
Profissionais por Especialidades
 
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
RPG
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Profissionais por Bairros
 
Barra da Tijuca
Copacabana
Jacarepaguá
Leme
Recreio
Vargem Grande
Zona Sul
Artigos sobre Especialidades
 
Pesquisa
 
Termos